25.4.15

A linha entre: O cá e o lá



Um dos vários assuntos que gosto de ler em outros blogues é sobre as várias mudanças que as pessoas passam para viverem em outro país e o que os leva a tomarem essa decisão.

Encontrei bastantes blogues que escrevem mesmo o seu dia-a-dia, o que acho bastante interessante, não só pelo facto de conhecermos um pouco esse país, mas também podermos assistir à mudança que a pessoa passa em todos os níveis. Seja para encontrar casa, aprender outro idioma, cultura e principalmente, a fase das saudades de casa e da família.

Então pensei, porque não contar-vos um pouco da mudança que foi para mim viver em outro país? A verdade é que são mudanças do passado, mas que ainda estão bem presentes no meu dia-a-dia. Se quiserem saber como, é só continuarem a ler!



O país para onde eu e a minha família nos mudámos foi Espanha, e ocorreu no ano de 2004. A decisão foi tomada pelos meus pais, e claro, como muita gente nessa altura, emigrou para conseguir ter melhores condições de vida, já que o que se ganhava era apenas para as despesas do dia-a-dia.  

Ainda me lembro do dia de mudança como se fosse hoje, foi apenas colocar tudo que conseguíssemos para dentro da mala do carro, e assim nos fizemos à estrada. Meu deus! Se soubessem o difícil que foi chegar ao destino… nunca mais chegávamos e não era para menos. Fomos parar à outra ponta de Espanha, mais propriamente à Catalunya, até lá são 1200 km de carro.

E acreditem, foram muitas idas e vindas de carro, mas ao fim de muitas viagens, acabei por me habituar e já não me importava.

Felizmente, já lá tínhamos família, o que nos ajudou bastante na fase de adaptação. Quanto ao idioma, foi fácil, em um/dois meses já me safava bem na escola, tanto eu como o meu irmão. Fazer amigos também foi fácil, apesar de ainda achar que existem zonas na Catalunya em que a população se fecha um pouco às pessoas que vêm de fora. Mas, não podemos obrigar a que toda a gente seja hospitaleira.

Mas não me podia queixar, conheci amigos de várias nacionalidades, desde equatorianos, colombianos, chilenos, franceses, brasileiros, portugueses e espanhóis claro, era um pouco de tudo! J

A povoação onde residíamos chama-se Bellver de Cerdanya, a escola era em Puigcerdá, uma povoação maior, onde existem os principais serviços, e logo ali junto ficava a fronteira com França. Estávamos bem localizados, tanto podíamos visitar França, Andorra, Barcelona… em uma questão de minutos.

"Bellver de Cerdanya"

Foi uma decisão na qual os meus pais tomaram e eu agradeço bastante por isso. Fez-me conhecer outros lugares, pessoas diferentes, a cultura, gastronomia, aprendi tanto o castelhano como o catalão, pratiquei desportos de neve e outros de montanha e principalmente fiz bons amigos.

Vivemos lá por 5 anos, depois acabamos por regressar, um pouco também por saudades do nosso país, o cansaço das viagens e também porque nessa altura foi quando se começou a ver um pouco a crise por aqueles lados.

Depois de voltarmos para Portugal, estivemos por cá uns tempos e decidimos voltar novamente a Espanha, porque lá acabou por ser o nosso segundo lar, e o meu pai gosta imenso de lá estar.

Mas foi com pena que ao final de um ano acabamos por vir embora, mas por decisão minha e do meu irmão. Já éramos maiores, tínhamos cá namorados e os estudos para mim eram mais facilitados e preferimos assim.

Mas lá ficaram bons amigos, e sempre que podemos fazemos questão de lá ir visitá-los, para matar as saudades. Por isso, andamos sempre um pouco por lá e cá! 

Mas enquanto andamos por cá, um muito obrigado às novas tecnologias que fazem com que o longe seja perto!




Espero que tenham gostado e estejam atentos ao próximo post!