13.9.14

Perfil do novo turista

Novas tecnologias, novos conceitos, novas formas de viajar… e os turistas, continuam a viajar de mapa na mão?
Não me parece… O advento da Internet fez com que surgisse um novo perfil de turista/consumidor. Este está cada vez mais exposto a um conjunto de informações que influenciam bastante no processo de decisão, o que o torna muito mais seguro e exigente no ato de consumo. 
Hoje em dia quando estamos ainda no processo de “pensar” em viajar, vamos diretamente à Internet, seja para procurar em redes sociais, plataformas como o Youtube, sites oficiais, Booking, Tripadvisor… começamos logo a fazer uma pesquisa para tirar o máximo de informações possíveis! 
Há alguns anos atrás as pessoas que pretendessem viajar, deslocavam-se unicamente a agências de viagem, e porquê? Porque acreditavam apenas nelas, sentiam-se seguros! Porém, com este novo meio de comunicação, o potencial consumidor passou a ter o poder de organizar a sua própria viagem, delineando tudo como deseja.
Em poucas palavras, este novo turista é:
  • Mais informado;
  • Mais exigente;
  • Esclarecido;
  • E tecnológico.
Utiliza smarthphones, tablets ou a Internet, em todos os momentos da sua viagem, seja para:
Procurar, comparar, escolher, comprar, partilhar, opinar, recomendar e confrontar prestadores de serviços avaliando preços e outras ofertas. 
Conclusão: O turista/consumidor passou a ter o controlo da informação, uma vez que é ele quem decide o que deseja saber, em que momento e em que quantidade de informação!